Vinho, azeite e queijo
A região de Carregal do Sal tem uma gastronomia rica e variada, que combina os produtos da terra com os sabores do Dão. Alguns dos pratos típicos que pode experimentar são:
* A alheira com pinhão, que é um enchido feito com carnes de porco, aves, novilho, pão de trigo, alho, azeite, massa de pimentão, especiarias, pinhão e ervas aromáticas. Pode ser frita ou assada e servida com batata cozida ou frita e salada ou grelos1.
* O cabrito assado à Cabriz, que é um prato tradicional da região, feito com cabrito temperado de véspera com vinho branco, alho, louro e sal. O cabrito é assado no forno em caçoilas de barro e acompanhado com migas de broa de milho e batata assada2.
* As enguias à Piano, que são um prato típico da freguesia de Oliveira do Conde, feito com enguias fritas e regadas com um molho de vinagre, alho, louro e colorau. Podem também ser feitas em ensopado ou caldeirada, com batata, tomate, cebola e salsa2.
* O bacalhau à Salina, que é um prato simples mas saboroso, feito com bacalhau cozido em água e sal, regado com azeite e alho picado. É servido com batata cozida, couve portuguesa e ovo cozido3.
* O bolo torto de Cabanas de Viriato, que é um bolo típico desta vila, feito com farinha de trigo, ovos, açúcar e fermento. O bolo é cozido em forno de lenha e tem um formato irregular.
Se quiser experimentar o vinho do Dão em Carregal do Sal, pode visitar algumas das adegas e vinícolas que produzem este vinho, como a Quinta de Cabriz, a Quinta Mendes Pereira, a Casa de Santar e a Casa da Ínsua. Nestes locais, pode fazer uma visita guiada, conhecer as vinhas e as caves, e degustar os diferentes tipos de vinho. Pode também comprar garrafas de vinho para levar para casa ou oferecer como lembrança.
Se preferir, pode também experimentar o vinho do Dão em alguns dos restaurantes da região, que servem pratos típicos acompanhados por este vinho. Alguns dos restaurantes mais recomendados são o Restaurante O Solar, o Restaurante O Típico, o Restaurante O Borges e o Restaurante O Páteo.
Se quiser experimentar o vinho do Dão em Nelas, pode visitar algumas das adegas e vinícolas que produzem este vinho, como a Lusovini, a Caminhos Cruzados, o Paço dos Cunhas e a Casa de Santar. Nestes locais, pode fazer uma visita guiada, conhecer as vinhas e as caves, e degustar os diferentes tipos de vinho. Pode também comprar garrafas de vinho para levar para casa ou oferecer como lembrança.
Se preferir, pode também experimentar o vinho do Dão em alguns dos restaurantes da região, que servem pratos típicos acompanhados por este vinho. Alguns dos restaurantes mais recomendados são o Restaurante O Solar, o Restaurante O Típico, o Restaurante O Borges e o Restaurante O Páteo.
A gastronomia de Travancinha é uma gastronomia típica da Beira Alta, que se baseia nos produtos da terra e nos sabores do Dão. Alguns dos pratos típicos que pode experimentar são:
* Os enchidos, que são feitos com carnes de porco, temperadas com sal, alho, vinho e especiarias, e enchidas em tripa natural. Podem ser fumados ou curados ao ar, e consumidos crus ou cozinhados. Alguns exemplos são o chouriço, a morcela, a farinheira e a alheira1.
* O cabrito assado, que é um prato tradicional da região, feito com cabrito temperado de véspera com vinho branco, alho, louro e sal. O cabrito é assado no forno em caçoilas de barro e acompanhado com migas de broa de milho e batata assada2.
* O arroz doce, que é uma sobremesa típica da região, feita com arroz cozido em leite, açúcar, casca de limão e canela. O arroz doce é servido frio ou morno, polvilhado com canela em pó3.
* O bolo torto, que é um bolo típico da vila de Cabanas de Viriato, feito com farinha de trigo, ovos, açúcar e fermento. O bolo é cozido em forno de lenha e tem um formato irregular. É servido simples ou recheado com doce de ovos ou chocolate.
* O bolo torto de Cabanas de Viriato é um bolo típico desta vila, que faz parte do concelho de Carregal do Sal. É um bolo feito com farinha de trigo, ovos, açúcar e fermento, que é cozido em forno de lenha e tem um formato irregular. É servido simples ou recheado com doce de ovos ou chocolate.
A origem deste bolo é incerta, mas parece estar relacionada com a família Cerrazes, que era uma família nobre de Cabanas de Viriato, que tinha o hábito de oferecer este bolo aos seus convidados e aos pobres da vila. O bolo era feito em grandes quantidades e guardado em latas, para ser consumido ao longo do ano.
O bolo torto de Cabanas de Viriato é uma especialidade da pastelaria Flor de Cabanas, que fica na Avenida Pedro Vaz Leal, nº 4. Nesta pastelaria, pode encontrar este bolo em vários tamanhos e sabores, e também encomendar para levar para casa ou oferecer como lembrança.